O Perfil da reciclagem do lixo no Brasil

A Reciclagem no Brasil

Em 2004, do total do lixo produzido no país, 15% era composto por plásticos, 16%, por vidros, 8%, metais, 35%, papel e papelão. Em 2006, o volume de plásticos ficou estável (16,49%), papel e papelão caiu 62,4%, vidro diminuiu 83% e metal, 74,2%. A mudança de perfil é atribuída ao fato de a indústria estar substituindo papel, papelão e vidro por plástico nas embalagens. Conheça, abaixo, o desempenho destes produtos quando o assunto é reciclagem, de acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre).



Alumínio - Em 2005, o Brasil reciclou mais de 9,4 bilhões de latas de alumínio, que representam 96,2% da produção nacional de latas. O material é recolhido e armazenado por uma rede de aproximadamente 130 mil sucateiros, responsáveis por 50% do suprimento de sucata de alumínio à indústria. A lata de alumínio é o material reciclável mais valioso. O preço pago por uma tonelada é, em média, de R$ 3.500, sendo que o quilo equivale a 75 latinhas.

PET - No Brasil, 47% das embalagens PET consumidas foram efetivamente recicladas em 2005, totalizando 174 mil toneladas. As garrafas são recuperadas principalmente através de catadores, além de fábricas e da coleta seletiva operada por municípios. No Brasil, a indústria recicladora das embalagens pós-consumo de PET apresenta crescimento anual acima de 20% desde 1997.

Papel – Cerca de 49,5% do papel que circulou no país em 2005 retornou à produção através da reciclagem. Esse índice corresponde à aproximadamente 2 milhões de toneladas. A maior parte do papel destinado à reciclagem, cerca de 86%, é gerado por atividades comerciais e industriais. Segundo a pesquisa Ciclosoft, realizada em 327 municípios brasileiros, o papel ondulado e o papel de escritório correspondem a 38% dos pesos dos resíduos da coleta seletiva dos mesmos.

Vidro – No Brasil, 46% das embalagens de vidro são recicladas, somando 390 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hotéis etc) e 10 % do refugo da indústria. Para cada 10% de caco de vidro na mistura, economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água.

Plástico – Cerca de 20% dos plásticos rígidos e filme são reciclados em média no Brasil, o que equivale a cerca de 200 mil toneladas por ano. Não há dados específicos para o plástico filme. Em média, o material corresponde a 29% do total de plásticos separados pelas cidades que fazem coleta seletiva.

Por Vinícius Carvalho, jornalista do Portal RTS

Postar um comentário

0 Comentários